Saiba mais sobre doenças sexualmente transmissíveisSaiba mais sobre doenças
Muito se tem discutido sobre o assunto que é praticamente o “ABC” do sexo, mas é sempre importante reiterar a ideia, especialmente para blogs como este, inseridos em sites que anunciam serviços de natureza sexual!
A realidade é que, mesmo no século XXI, ainda existem homens que recorrem aos serviços de profissionais do sexo e solicitam serviços sem usar preservativo, ignorando os riscos associados a essa decisão.
As DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) podem ser transmitidas através do sexo vaginal, anal e oral! Alergia ao látex não é desculpa! Em caso de alergia, existem preservativos sem látex disponíveis em diferentes tipos, tamanhos, sabores e espessuras.
Alguns exemplos de DSTs:
As DSTs mais comuns transmitidas pelo sexo oral incluem herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Lembre-se de que também é possível contrair doenças como hepatite A, B e C, além de outras infecções gastrointestinais.
As DSTs mais comuns transmitidas pelo sexo oral e vaginal são gonorreia, clamídia, sífilis, hepatite B, HIV e herpes.
Como mencionado, estas são as mais comuns, mas existem muitas outras, algumas mais frequentes, como a candidíase, facilmente tratável, e outras mais graves, como o vírus do papiloma humano, que em casos raros pode levar ao câncer do colo do útero.
E engane-se quem pensa que isso só acontece aos outros, ou que é saudável. Alguns vírus não são detetáveis em exames comuns, sendo necessários exames específicos, como no caso do vírus do papiloma humano, que só pode ser detetado através de consulta de urologia ou do exame de Papanicolau, no caso das mulheres. O vírus pode não apresentar sintomas durante anos e, quando detetado, pode ser tarde demais!
A palavra de ordem é proteção, por isso, cuide da sua saúde e proteja-se!